Pesquisar neste blog

Postagem em destaque

PROBLEMAS ORTOGRÁFICOS

👀 TIRANDO AS DÚVIDAS SOBRE O LÉXICO ☝ 1) Comprimento => é a largura de algo                  ...

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM


   Dificuldades de Aprendizagem e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e 
   hiperatividade)

Dificuldade de aprendizagem é uma expressão que se refere a um grupo heterogêneo de distúrbios manifestados 
por dificuldades intensas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita 
e do raciocínio matemático.


A expressão dificuldade de aprendizagem, propriamente dita, refere-se não a um único distúrbio, mas a uma 
ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho do sujeito. A dificuldade de
aprendizagem afeta a capacidade para compreender, recordar ou transmitir informações.



Raramente ela pode ser atribuída a uma única causa. Muitos aspectos diferentes podem prejudicar o 
funcionamento  cerebral e gerar problemas psicológicos nessas crianças. Frequentemente, os problemas
psicológicos são agravados pelos ambientes familiar e escolar com abordagens pedagógicas inadequadas 
para a criança.


Por vezes a dificuldade de aprendizagem está associada a um distúrbio de atenção com hiperatividade (TDHA) 
que necessita de diagnóstico e tratamento especializado [...]

Disponível em:   http://www.neurologia.srv.br/disturbio-de-aprendizagem
Acesso em:  08/12/2015
=======================================================================
Dislexia: Dificuldade com o mundo da escrita – afeta até 10% da população, desconsiderando cultura, classe social ou gênero. 

As crianças de sua classe com dislexia podem aparentar serem lentas e apáticas quando, na verdade, não são. O que acontece é que as habilidades dos disléxicos podem ser mascaradas por suas dificuldades com a linguagem escrita e, algumas vezes, também com a linguagem oral. 

Sintomas: dificuldades com leitura, soletração e escrita – ocorrem em aproximadamente 85% das dificuldades de aprendizado (Cramer & Ellis, 1996)*. 

É amplamente reconhecido que, enquanto algumas crianças mostram alguns indícios de dislexia em graus variados, por volta de 5% delas vão apresentar um conjunto de problemas severos com linguagem escrita. 
* Cramer, Sh. C. & Ellis, W. (1996). Learning Disabilities – Lifelong Issues. Baltimore, USA: Paul H. Brookes. 


APRENDIZAGEM ONLINE
No Brasil, o curso “Aprendizagem Online. Conhecimentos básicos para professores – Dislexia: como
identificar e o que fazer”, passou a ser chamado “DislexiaBrasil".


Disponível em:   http://dislexiabrasil.com.br/
Acesso em: 08/12/2015

========================================================================

OUTROS  (A ACRESCENTAR)




Postar um comentário